sábado, 28 de janeiro de 2012

O que queremos para os nossos filhos...

Um vídeo de 2008, já divulgado mas que vale a pena ver ou relembrar.
Para educadores, pais, 7 minutos de reflexão ...
(aguarde alguns segundos depois de clicar)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Que saudade...

Um evento fantástico, parabéns a todos os que se empenharam na sua rrealização! Foi muito bom rever amigos, antigos colegas de turma , de liceu e tantos e tão bons amigos dos meus três saudosos irmãos mais velhos. O José Luís. o Pedro e a Ana Macedo.Estar convosco e evocar memórias desse tempo, foi estar um bocadinho com eles de novo.Obrigada :)


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

É na partilha que se cresce

Fui hoje, a convite da Câmara Municipal de Sintra, dar um módulo de uma formação para auxiliares de educação.
 A apresentação foi sobre o tema ,como desenvolver uma boa relação  escola/família/comunidade.
É sempre com muito gosto que aceito estes desafios pois, penso que , cabe a nós educadores ajudar a divulgar as boas práticas na nossa profissão.

"Os educadores devem dar visibilidade à prática pedagógica desenvolvida nos seus locais de trabalho"
(Manuela Matos, APEI)


Esperava-me um grupo de 23 profissionais que se mostraram muito interessadas e participativas e houve no final, uma troca de experiências muito enriquecedora.
"É impossível colocar à parte escola, família e sociedade, pois ,se o indivíduo é aluno, filho e cidadão, ao mesmo tempo, a tarefa de ensinar não compete apenas à escola, porque o aluno aprende também através da família, dos amigos, das pessoas que ele considera significativas, dos meios de comunicação, do quotidiano.




Sendo assim, é preciso que professores, família e comunidade tenham claro que a escola precisa contar com o envolvimento de todos. "
Ana Paula de Sousa Mário José Filho Universidade Estadual Paulista


"Assim, a colaboração dos pais, e também dos outros membros da comunidade, o contributo dos seus saberes e competências para o trabalho educativo a desenvolver com as crianças, é um meio de alargar e enriquecer as situações de aprendizagem."


Orientações Curriculares (1997:45)
Mais uma vez sou da opinião que é na partilha que se cresce!



domingo, 15 de janeiro de 2012

Filhos são do mundo (José Saramago)

Este texto de Saramago, traduz na perfeição o que sinto...
E  para mim, esta é a ordem natural das coisas e é doloroso quando ela é alterada e os filhos que queriamos criar para o mundo...ficam presos a nós...

"Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autónomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.
Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga.
E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.
Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo!
Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!

Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.
E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice?
Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!Volto para casa ao fim do plantão,início de férias, mais tempo para os filhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles. Santo anjo do Senhor...
É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!!

"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver "
José Saramago

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os reis Magos

Esta poesia que fiz para trabalhar o tema Os reis magos , foi publicada na revista Educadores de Infância de Janeiro. Gostam?

FELIZ 2012


Vamos olhar para 2012 com otimismo, com sonhos, projetos e vontade de partilhar, construir, ensinar, aprender, educar, CRESCER  e ajudar a CRESCER!