sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Porque elogiar é bom...Hospital de São José



Após uns dias de alguma ansiedade, o regresso à calma. : )
A minha princesa Joana foi operada hoje no Hospital de São José e correu tudo bem.
Fiquei muito bem impressionada com o atendimento de todos os profissionais do Hospital, 5 Estrelas!
Foram de um grande carinho e atenção para uma mãe algo angustiada e uma menina /mulher, muito especial de lidar...Bem hajam!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A importância do desenho


O desenho é uma forma da criança comunicar, de ela deixar falar o seu inconsciente, através dele ela pode revelar aspectos da sua personalidade, vida social e familiar.
É sempre com muito prazer que vejo os progressos que as crianças, que tenho o privilégio de ver crescer, fazem ao longo do tempo, na sua forma de desenhar. O passar dos rabiscos às primeiras formas, a figura humana que vai ficando mais completa, as casinhas, os animais, a representação do mundo real.
Como desenhar lhes dá prazer, como cresce a sua auto-estima quando conseguem atingir os seus objectivos, concretizar os seus projectos.
E que pena tenho, quando falo com os meus antigos alunos, já meninos do primeiro ano e me dizem que na escola não têm tempo para desenhar...
Claro que percebo que quando ingressam na escola têm que investir na aprendizagem da leitura e da escrita, mas penso que a expressão plástica tem que continuar a ter o seu espaço.
Quantos talentos por revelar...
Desenhar é preciso!


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Brincar é a actividade fundamental da criança, é um dos factores que mais contribuem para o seu desenvolvimento. É a partir da brincadeira que ela apreende o mundo.
Brincar é preciso!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Dia de São Valentim


Parte de umas palavras para o meu Amor...
Entraste na minha vida por acaso,
Ou o acaso não existia,
Que importa se tu trouxeste
Contigo uma luz, a alegria.
Porque a dois é bom caminhar,
Ver o pôr-do-sol e escutar o mar,
Sentir da tua mão o calor,
Andar de barco e não naufragar.

...

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Aprendi no jardim de infância

Há alguns dias , quando falava com estagiárias do quarto ano do curso de Educadores de Infância,referia-lhes o quanto penso ser importante valorizar os nossos locais de trabalho, dar visibilidade às nossas práticas e ao contributo que a frequência do J I. terá no desenvolvimento e formação das crianças que nos são confiadas.
Quando comecei a trabalhar, há já 30 anos, os J. I. ainda eram vistos, por muitos, como um local onde se tomava conta de crianças enquanto os pais iam trabalhar.
Coube-nos a nós, educadores,mudar mentalidades, mostrar o verdadeiro papel do J.I.
Que outro local, ou fase da nossa vida terá um contributo tão grande para a nossa formação como seres humanos de qualidade?
Adoro, este texto de Robert Fulghum, que aqui partilho e que quanto a mim, sintetiza tão bem o papel do Jardim de Infância na formação do carácter das crianças.


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A grande orquestra dos animais

Um excelente filme de animação,de rara beleza, que vale a pena ver e ouvir.
A imagem, o som e o silêncio, o homem e a natureza em comunhão.